BioBIP – Polo Nemotek em Portalegre

 A BioBIP e a Nemotek – Com sede em Torres Vedras atuamos na área da qualidade de energia elétrica, no desenvolvimento e comercialização de soluções de armazenamento de energia elétrica ambientalmente favoráveis.

Na persecução deste objetivo, pretendemos constituir um polo em Portalegre.

O projeto de localização de um polo da Nemotek em Portalegre fundamenta-se na necessidade de estar próximo de polos tecnológicos na área das energias renováveis e na proximidade com o mercado espanhol, aos quais se acresce o fato de o Alentejo ser considerado uma região com problemas de fornecimento de energia elétrica, podendo ser potenciado o uso de sistemas de armazenamento de energia.

Com a abertura dos apoios ao Portugal 2020, a Nemotek espera participar em projetos no âmbito do armazenamento de energia e proceder ao desenvolvimento de soluções de controlo dos sistemas. A empresa possui representações de equipamentos de armazenamento de energia do tipo: bateria admissão de Vanádio-Redox; sistemas com “Flywheel”. A inovação prende-se com a adaptação destas tecnologias às necessidades das redes elétricas e a conjugação com outros tipos como a utilização de Hidrogénio.

A Nemotek procura também desenvolver soluções de armazenamento de energia em parceria com o IPP, nomeadamente nas áreas do Hidrogénio e em software para o controlo de equipamentos.

Sobre a BIPP PortalegreioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre é uma estrutura do Instituto Politécnico de Portalegre vocacionada para a incubação de empresas e/ou projetos, essencialmente de base tecnológica, relacionados com as áreas formativas do IPP, ou com o aproveitamento dos recursos da região. Trata-se de uma infraestrutura inserida na dinâmica do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).

A BioBIP tem como missão o fomento e disseminação do espirito empreendedor em toda a comunidade académica e tecido empresarial envolvente, apoiando o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e visando a sua concretização e implementação com sucesso no mercado. A sua natureza empreendedora pretende potenciar o espírito empreendedor, promover e facilitar o crescimento de ideias de negócio, de forma a contribuir para o desenvolvimento do território.

A BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre dispõe de três regimes de utilização: Incubação física, Incubação virtual e “Incubadora Services”

A infraestrutura da BioBIP disponibiliza áreas individualizadas e serviços comuns, promovendo, assim, o melhor acolhimento aos promotores de projetos e ideias inovadoras, de base tecnológica e com elevado potencial de crescimento. Para além da partilha de espaço físico, a BioBIP inclui no conjunto da sua estrutura:

“BioBIP – In” – Incubação de empresas, preferencialmente de base tecnológica (incluindo os espaços para empresas, espaço de coworking, gabinetes, salas de reuniões e restantes espaços de serviços comuns). Podem candidatar-se à incubadora de ideias e negócios  “BioBIP – in”: titulares de ideias ou projetos com elevado potencial de crescimento, preferencialmente inovadores e de base tecnológica; micro/pequenas empresas, com elevado potencial de crescimento, preferencialmente inovadoras e de base tecnológica; empresas existentes que queiram lançar novas unidades de negócio na região, e que para tal necessitem de um curto período de tempo de incubação.

“BioBIP – Energia“ – Centro de experimentação semi-industrial, à escala piloto, com apoio laboratorial, de tecnologias na área da bioenergia, com utilização de áreas na nave industrial ou de espaços destinados a incubação, complementado com utilização dos recursos laboratoriais disponíveis no IPP.

Os promotores, empresas e seus colaboradores, instalados na BioBIP dispõem de acesso privilegiado ao conjunto dos recursos do IPP, em condições similares aos da restante comunidade académica.

Contactos BioBIP – Nemotek:

Promotor: José Frade

 

Unsupported Browser

Unfortunately your browser is not supported.

It is highly recommended that you upgrade to a modern browser such as the latest versions of Google Chrome, Firefox or Internet Explorer.